O instrutor de Brigada deve ter habilidades de comunicação e liderança, ser capaz de elaborar e ministrar aulas teóricas e práticas, bem como desenvolver atividades de treinamento que possam auxiliar na formação de brigadistas qualificados e preparados para lidar com situações de emergência.
É necessário estar atualizado em relação às normas e regulamentações de segurança contra incêndios e outras emergências, buscando sempre aprimorar seus conhecimentos e técnicas de ensino para oferecer um treinamento de qualidade sem colocar os participantes em risco.
Para se tornar um instrutor de brigada de emergência no Brasil, é necessário atender a alguns requisitos. Em primeiro lugar, é necessário possuir formação em nível médio ou equivalente, além de ter experiência comprovada na área de prevenção e combate a incêndios ou em atividades relacionadas à segurança e saúde no trabalho.
Além disso, é preciso ter feito um curso de formação para instrutores de brigada de emergência, que tenha sido reconhecido pelo Corpo de Bombeiros e esteja de acordo com as normas e diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.